Tudo começou como um exercício de composição e criação quando Paulo Beto musicou alguns filmes clássicos. A coisa foi ficando mais interessante e mais séria até que algumas de suas trilhas foram lançadas no mercado nacional num primeiro lançamento em VHS para o filme “Häxän” (de Benjamin Christensen) e em DVD para “O Gabinate do Dr. Caligari” (de Robert Wiene). Ele também apresentou ao vivo esse tipo de trabalho várias vezes em lugares como: SESC POMPÉIA, INSTITUTO GOETHE, no MIS e até na casa norturna A LOUCA.
A banda Frame Circus surgiu quando Paulo Beto convocou os músicos Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro, Zeroum) para musicar curtas-metragens mudos apresentados pela primeira vez no projeto TRILHAS METRAGENS no final de 2006, realizado no SESC Paulista.
O programa de curtas musicado pelo Frame Circus, formados por filmes experimentais, animações, e até uma produção colossal hollywoodiana, que compreendem o período de 1894 à 1934, foi um sucesso de crítica e público e a banda foi chamada novamente para realizar uma temporada inteira no SESC Paulista em Julho de 2007. No SESC Consolação, o grupo musicou o longa de 1911, “O Inferno” dirigido por Giusepe de Liguoro.
O grupo foi convidado para participar da Jornada do Cinema Silencioso na Cinemateca criando a trilha original do Filme “Jurando Vingar”, produção recifense de 1925. A Jornada teve curadoria do músico Livio Tragtenberg, e participação de artistas como Patife Band, Arrigo Barnabé, entre outros.
Para criar as trilhas o grupo utiliza diversos instrumentos, criando uma ambiência sonora rica em detalhes e muito bem ensaiada, demonstrando maneiras diferentes de se fazer o som relacionado à imagem. Graças à experiência de Paulo Beto com música eletrônica, o trabalho tem uma forte presença de sintetizadores, drum machine, sampler e bases sequenciadas. A experiência de Tatá Aeroplano acrescenta brinquedos e objetos não usuais como placas de metais, instrumentos de sopro para crianças e o seu sempre companheiro pedal de delay para criar efeitos espaciais. Dividindo com o Paulo Beto a execução de instrumentos tradicionais, a musicista “Ana Elisa Colomar”, ingressou no Frame Circus no fim de 2014 e toca flauta, sax tenor, violoncelo e instrumentos etnicos . Além disso são utilizados pelos membros do Frame Circus instrumentos de percussão diversos e para o segundo programa com o longa “Inferno” um Santur (instumento de orígem persa).
Filmes Frame Circus
Programa de Curtas
Anabelle Dances and Dances
K. L. Dickson, Willian Heise, James White, Edson
1895 – 6 min
Das Liben und die Liebe Eines Zartlichen Geschlechts
Stella Simon and Miklos Bandy
1927/28 – 13 min
Tyger
Guilherme Marcondes
2006 – 4 min
The Furies
Slavko Vorkapich
1934 – 3 min
‘Alice in Wonderland’
1903 – 5 min
Le Joie de Vivre
Anthony Gross and Hector Hopper
1934 – 11 min
Mechanical Principles
Ralph Steiner
1930 – 10 min
Moonland
Neil Mcguire and William A. O’Connor
1924-26 – 11 min
Principais Apresentações
SESC Paulista – temporadas em 2006 e 2007
SESC Consolação – temporadas em 2007, 2008 e 2009
MIS – 2008 e 2009
Cinemateca – I Festival de Cinema Silencioso – 2007
SESC Araraquara – 2009
SESC Campinas – 2009
MIS – 2010
SESC Araraquara – 2011
SESC Belenzinho – 2012
SESC Ribeirão Preto – 2012
SESC Belenzinho – 2013
SESC Araraquara – 2103
Festival SESI – 2014
Festival VAC – BH – 2015
Integrantes Frame Circus
Paulo Beto
Músico, compositor e produtor musical (Anvil Fx), mentor da banda Zeroum e Frame Circus, e membro do conceituado projeto musical LCD. Seus trabalhos com artes visuais começaram a dez anos, a coisa foi ficando séria até que algumas de suas trilhas foram lançadas no mercado nacional num primeiro lançanmento em VHS para o filme “Häxän” (de Benjamin Christensen) e em DVD para “O Gabinate do Dr. Caligari” (de Robert Wiene). Ele também apresentou ao vivo esse tipo de trabalho várias vezes em lugares como: SESC POMPÉIA, INSTITUTO GOETHE, no MIS e até na casa norturna A LOUCA.
Tatá Aeroplano
Tatá Aeroplano é músico, compositor, DJ e agitador cultural da atual cena musical paulista. Vocalista das bandas Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro, também integra o grupo musical Frame Circus, especializado em criar trilha sonoras originais para filmes mudos.
Com as bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, se apresentou na Europa, na sexta edição do Festival Brasil Noar que aconteceu em Barcelona – Espanha. Com o Jumbo lançou dois discos “Freak to Meet You” – 2004 e “Terrorist!?” – 2009. Com o Cérebro Eletrônico lançou “Onda Híbrida Ressonante” em 2004, “Pareço Moderno” em 2008 e “Deus e o Diabo no Liquidificador” em 2010. Em 2012 lançou seu primeiro trabalho solo junto com os produtores Dustan Gallas, Junior Boca e Bruno Buarque. Em 2013 lançou o disco “Vamos Pro Quarto”com a banda Cérebro Eletrônico
Ana Eliza Colomar
Integra o grupo Mawaca, famoso pela criação de canções inspiradas em música de várias partes do mundo.
Tem atuado profissionalmente tanto em música erudita como em música popular. Foi membro da Orquestra Experimental de Repertório e das orquestras de Santo André, Ribeirão Preto e Sorocaba, além de integrar diversos grupos de câmara.
Acompanhou artistas como o cantor Edson Cordeiro, com participação de Ney Matogrosso, em 2009; a cantora Fortuna em turnês e na gravação de CDs; o compositor Gereba, Rita Ribeiro, Moisés Santana, Loop B, Misty, Socorro Lira (com quem se apresentou na Espanha, em 2008), Maria da Paz, Maricenne Costa, Susie Mathias, Stela Campos, Grupo Bojo, Multiplex, Thiago Pethit, Tiê, entre outros.
contato: beto.paulo@gmail.com
tata_aeroplano@yahoo.com.br